Arte, Educação em Questão

AFROSSÁ – UM MODELO POPULAR DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE

Mediação: Solange Simões, educadora artista pesquisadora e coordenadora geral do Programa de Arte e Educação Integral do Projeto Mundo Novo; especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasilia; Diretora Teatral do Grupo Trapos e Cia.; Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia; Produtora Cultural.

O Projeto Mundo Novo é um Programa de Arte Educação que realiza diversas vivências artes educativas para crianças, adolescentes e jovens. Iniciou as ações, em 1998, em Salvador Bahia, na Comunidade da Vila Rui Barbosa e em 2000 no Espaço Cultural Trapos e Cia., Pelourinho, sob coordenação de Solange Simões (Educadora Artista; Diretora Teatral; Especialista em Arte, Educação; Pedagoga e Produtora Cultural).

O principal objetivo da proposta é conectar pessoas, artistas educadores baianos, nacionais e internacionais, para criar uma rede de comunicação que possa impulsionar os debates sobre os desafios da Educação em Artes na Contemporaneidade, como Expressão e Produção (ato de criação) e processo de fruição do Conhecimento. Também, a construção de projetos coletivos para financiamentos, como, ampliar a inserção social de propostas de educação artística e cultural em diversos espaços das comunidades populares e fortalecer a manutenção de atividades.

Espera – se com os encontros aprofundar os debates sobre: a Essência da Arte e as Diversidades de expressões; a sua importância como Caminho possível para o Autoconhecimento do Ser Pleno; a sua Pedagogia e a Dimensão Estética da Arte na Educação; os diversos Ensinos das Artes, conforme a cultura; os conceitos, concepções e práticas pedagógicas nas escolas e na demanda social e as diversas maneiras de aprendizagens. Bem como, a importância da inserção do conceito de Humanidade na educação brasileira, educação política e a ancestralidade com a descolonização do ensino das artes.

transmissão ao vivo https://streamyard.com/6skwkk6afg
Projeto Mundo Novo
@projetomundo.novo