Brazilian Dance Concept – Afrossá | São Paulo/BR.

Estimulando o apoio a iniciativas de formação, intercambio e difusão cultural no Brasil e no exterior, o IABACE – Instituto Afro Brasileiro de Artes Cultura e Educação vem comunicar mais um ciclo de atividades com o objetivo de promover a valorização das expressões e manifestações culturais afro-brasileiras, através da dança.

AFROSSÁ BDC – PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA DANÇA estará sendo apresentado, pela primeira vez, na acidade de SÃO PAULO entre os dias 12 e 22 de dezembro.

Escolas de dança, grupo culturais, companhias e coletivos poderão apresentar propostas para a realização de atividades e encontros com o Professor Carlos Ujhama (Membro do #CID, fundador do IABACE e colaborador internacional no Spazio Seme – Centro Artistico Internazionale | IT)

Interessados na organização de encontros, workshop e oficinas podem enviar propostas para o e-mail:

– info@iabacebahia.com

Saiba mais através do nosso portal: www.iabacebahia.com

Axé!

Vídeo Afrossá BDC – Rio de Janeiro | 2019

O IABACE – Instituto Afro Brasileiro de Artes Cultura e Educação realizou entre os dias 26 e 27 de Novembro, no Teatro Angel Viana (Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro) o “Programa Internacional de Estudos em Dança Afro Brasileira – AFROSSÁ BDC, com a participação do Prof. Carlos Ujhama (Membro do Conselho Internacional de Dança CID/UNESCO).

As atividades fizeram parte da programação do “1° Seminário Territorial de Danças Afro Brasileiras “ENTRE RIOS E BAÍAS – Legado, Resistência e novas Tecnologias”, que promoveu palestras destinadas ao conhecimento, reelaboração de conceitos atuais e novas metodologias sobre as danças afro brasileiras, bem como oferecer ao público práticas envolvendo o corpo negro, sua estética e performances como um segmento da cultura negra em diálogo com as linguagens artísticas da dança e do teatro.

Realização: IABACE – Instituto Afro Brasileiro de Artes Cultura e Educação – CID/UNESCO; Vera Lopes “Produção e Consultória; Escola Estadual de Teatro MARTINS PENNA; DNAE – Dança Negra Arte e Educação. Apoio: FUNARTE – Fundação Nacional das Artes; CEDINE – Conselho Estadual dos Direitos do Negro; Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Teatro Angel Viana – BR).

Vídeo – Afrossá BDC – Rio de Janeiro/2019.

“Entre Rios e Baías” | Rio de Janeiro, Brasil.

O coletivo Dança Negra Arte e Educação tem o prazer de lhe convidar para o primeiro “Seminário Territorial de Dança Afro Brasileira ENTRE RIOS E BAÍAS | Legado – Resistência – Novas Tecnologias”

A programação terá inicio no dia 26 de Novembro, no Teatro Angel Viana, como o Programa de Estudos em Dança Afro Brasileira, que oferecerá ao público oficinas de dança afro brasileira e roda de conversas com profissionais de reconhecimento nacional e internacional. Além de servir como um percurso de qualificação profissional para novos multiplicadores.

Dando seguimento a programação, será realizado, no Teatro Cacilda Becker, o “Entre Rios e Baías – Seminário de Danças Afro-Brasileiras. – legado, resistência e novas tecnologias”, nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro.

A programação do seminário traz palestras destinadas ao conhecimento, reelaboração de conceitos atuais e novas metodologias, práticas envolvendo o corpo negro, sua estética e performances como um segmento da cultura negra em diálogo com as linguagens artísticas da dança e do teatro. Também serão oferecidas oficinas de dança e espetáculos.

Os artistas, produtores culturais, estudantes e participantes interessados na temática afro e diáspora africana estão convidados a viajarem conosco neste universo, tendo em perspectiva a cultura corporal nas produções brasileiras a nível nacional e internacional.

Siga a nossa programação e inscreva-se!

Organização: DNAE – Dança Negra Arte e Educação

Video/Fotos Afrossá BDC – Europa | 2019.

Foram 5 dias de muita emoção, aprendizados e empenho!
Cada convidado, cada participante e toda a equipe de produção estão de parabéns!
Deixamos aqui uma pequena mostras do que aconteceu, sabendo que imagens jamais poderão transmitir o verdadeiro sentido do  que foi vivido mas, imortalizam o que desejamos ser eternizados!

Já estamos nos preparando para 2020 com a certeza de de contar com um prestigioso time de convidados e participantes.

Ainda temos outras historias para contar sobre o nosso evento… aguardem!

Video/Fotos Afrossá BDC, Arezzo 2019.

Axé!

Programação IABACE – Junho / Julho 2019.

IABACE – mantendo o compromisso com a valorização, o desenvolvimento e o reconhecimento das danças de matrizes afro-brasileiras.

– 54th World Congress of Dance Research / Athens, Grécia 26-30 June (International Dance Council CID)

http://2019congressathens.cid-world.org/

– Afrobrazilian Workshop – Afrossá / Athens, Grécia 26-30 June (Casa De Arte KabeiriaQuilombo Centro CulturalBatala Atenas)

https://www.facebook.com/events/364873617551669/

– Brazilian Dance Concept – AFROSSÁ BDC Summer Program / Arezzo, Itália 15-21 July (Spazio Seme)

https://www.facebook.com/events/1893465810780773/

Agradecimento especial a todos os nossos amigos, parceiros e colaboradores:
Rosangela SilvestreArmando PekenoMichelle BrownGustavo OliveiraAlysson BrunoRenato PereiraMariane ReisAna EstrelaKal Dos SantosLatinaCaterina SaccoAlice SapiSuse OliveiraAna Flavia SoaresStavros ParceiroGianna AlamanouNeli PoulopoulouEliete MirandaVera LopesRachele NucciLeonardo LambruschiniGianni BruschiFrancesco BottiPatricia De AraújoNeney SantosAnderson Souza e, a todos os que participarão de cada belo encontro.

Nos vemos pelo mundo AFROSSÁ!

54th World Congress of Dance Research

Congresso Mundial de Pesquisa em Dança
Atenas, Grécia, de 26 a 30 de junho de 2019

O IABACE mais uma vez se faz presente no congresso mundial de pesquisa de dança!


Os Congressos do Conselho Internacional de Dança encontram-se dentro dos maiores eventos de profissionais a nível mundial. É uma grande oportunidade para apresentar o trabalho de cada um, a um amplo público.
Desde professores de dança, a coreógrafos, bailarinos, jornalistas, investigadores na área da Dança, organizadores de eventos de Dança, entre outros, a riqueza destes encontros é única e pode apenas ser explicada pela vivência.
Participam em média todos os anos cerca de 400 profissionais de 40 países, dos 5 Continentes estando representadas todas as formas de Dança.

O programa inclui:

 Apresentação e discussão de pesquisas inéditas.
– Aulas de danças ou abordagens originais.
– Apresentações de grupos de dança.
– Conferências – demonstrações, reprodução de vídeos, discussões.
– Visitas a lugares de interesse especial: escolas de dança, museus, empresas, etc.
– Noites em que os membros se encontram.
– Exposições – venda de livros, discos, fotos, figurinos, acessórios etc.

Este congresso é destinado principalmente a profissionais e é ao mesmo tempo um encontro de pesquisadores e de troca de ideias entre membros. A atmosfera criada, facilita discussões informais e a iniciativa individual. Não há oradores convidados ou observadores.

info: http://2019congressathens.cid-world.org/introduction/

Dance Day 2019 – “Dance and Spirutuality”

A mensagem oficial para o Dia da Dança
29 de abril de 2019.

Quando dançam, os seres humanos por vezes transportam-se para o reino do sobrenatural. A música e o movimento combinados fundem o corpo e a mente elevando-os a um estado superior. Este êxtase liberta-se, estende-se profundamente na dimensão interior da pessoa, unindo-a ao universo.

Por vezes, os coreógrafos no ato de criação conseguem produzindo no espectador uma conexão com o sagrado, o exotérico, o desconhecido. Além da recriação e da arte, a dança torna-se um instrumento de consciência elevada, uma busca pelo significado último. A coreografia transporta-nos para além do observável, do experimentável e do conhecido.

Deliades – ninfas dançantes da ilha de Delos, na Grécia antiga. Devadasis – assistentes do templo preservando as tradições clássicas Bharatanatyam e Odissi na Índia. Dervixes Sufi – seguidores do poeta persa Rumi, com a sua dança rodopiante. Sacerdotes astecas “cantando com os pés” no México pré-hispânico. Orixás, Voduns, Inquices e Caboclos reinam, juntos a natureza humana, por todo Brasil.
A espiritualidade sempre esteve presente na dança.

Atualmente, testemunhamos a rápida proliferação da dança litúrgica, especialmente nas Américas. A dança regressa como prática de culto, forma física de oração e expressão de devoção a Deus. Estão a ser formados milhares de clérigos-coreógrafos que passam a aplicar essa prática nas suas próprias congregações. Em alguns lugares, os centros dedicados a desse tipo de dança superam as escolas de dança convencionais.

O tema que propomos para o Dia Mundial da Dança e para eventos em 2019 é Dança e a Espiritualidade.

Com os meus melhores votos para o nosso dia,

Alkis Raftis
Presidente do Conselho Internacional de Dança
CID, UNESCO, Paris.

Prof. Carlos Ujhama – CID Member.

Gustavo Oliveira Dance Project “GO.DP”

Mais uma grande realização IABACE – Plataforma Internacional para a Dança Brasileira, em colaboração como SPAZIO SEME – Centro Artistico Internazionale/IT, na promoção de grandes nomes da arte contemporânea brasileira:

De 25 a 29 – Gustavo Oliveira Dance Project “GO.DP”
(Residencia artística e montagem coreográfica)

> Montagem Coreográfica – La Soirée.
> Música de – Philip Glass, Metamorphosis I-IV.
> Direção musical – Ya-Wen Yang.
> duração – approx. 35min.
> Local da apresentação – VIER UND EINZIG, Innsbruck Áustria.
> Coreografia – Gustavo Oliveira.

Gustavo Oliveira é bailarino profissional, coreógrafo e professor brasileiro, originário do estado de Pernambuco.

Ex-bailarino da CPBC (Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo) é um coreógrafo versátil, com grande audiência e uma surpreendente forma de combinar diversos estilos que vão da Capoeira ao Ballet Clássico à Dança Contemporânea.

Foi considerado pela Dance Europe como um dos “Top 100 Dancers Season 2010/2011” na 19ª posição.
E como “Melhor Intérprete de Dança Contemporânea 2017” premiado pela Academia Nacional de Dança em Roma.

Na atualidade, busca desenvolver em território europeu, o seu novo projeto: “GO.PD” para a formação de novos talentos da dança contemporânea, tendo escolhido o Spazio Seme – Arezzo/IT, como o local para dar inicio a essa nova etapa de sua carreira.

Farão parte do elenco, que se encontrará ao Spazio Seme, a partir do dia 25/03, os bailarinos:

Riccardo Esposito (ITA)
Nick Liestal (FRA)
Clara Zolesi (FRA)
Sofia Kovaleva (RUS/SUI)
Giovana Sanchez (BRA)
Olimpia Milione (ITA)
Irena Wiktor (POL)
Veronica Bagnolini (ITA)
Sonja Maria Schwaiger (AUT/USA)

Essa atividade faz parte das ações de colaboração e desenvolvimento oferecidas pelo IABACE, em território internacional, na promoção e reconhecimento de profissionais brasileiros nas áreas da dança, musica, teatro, canto e literatura que buscam promover a difusão de uma linguagem universal baseada nas manifestações e expressões brasileiras, para o mundo das artes.